Estralagoas - http://www.extralagoas.com.br - 28/03/2011
As entidades ambientalistas com assento no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha de Santa Rita e no Comitê da Bacia Hidrográfica do Complexo Lagunar Mundaú/Manguaba, vão solicitar dos órgãos ambientais federais e estaduais informações e providências em relação ao uso e ocupação irregular do território da Reserva Ecológica da Praia do Saco (RESEC), uma unidade de conservação de caráter fechado que não admite usos indevidos sequer em seus limites externos, nas áreas de influência direta do ecossistema por ela protegido.
O alvo das entidades é o recém lançado Loteamento Reserva das Tartarugas, uma denominação que os ambientalistas classificam como verdadeiro deboche dos especuladores imobiliários em relação à frouxidão do poder público na aplicação da legislação e licenciamento ambientais.
De acordo com os ambientalistas, o loteamento, anteriormente denominado Brumas do Francês, teria recorrido a um polêmico licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Conselho do Meio Ambiente (CEPAM) - expedido em 1997 e, portanto, já há muito caduco- para desmatar áreas protegidas de vegetação de restinga e invadir a Reserva Ecológica da Praia do Saco.
http://www.extralagoas.com.br/noticia.kmf?noticia=11705278&canal=331
UC:Reserva Ecológica
Related Protected Areas:
- UC Santa Rita (APA)
- UC Saco da Pedra
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.