Tribuna do Norte - http://tribunadonorte.com.br/ - 18/04/2013
A possibilidade de que o Morro do Navio seja um ponto que conserva a história do Rio Grande do Norte durante a Segunda Guerra Mundial reforça a importância da preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíra.
O marco tem 1,55 metros de altura e 47 centímetros de largura. Nele está gravado o número "1942", que segundo os pesquisadores Rostand Medeiros e Luiz Gonzaga Cortez poderia representar a data de instalação do equipamento. Também há no objeto a sigla "SGHE".
De acordo com Rostand Medeiros, é possível que o marco tenha sido instalado por um grupo de cartógrafos e topógrafos que estariam fazendo o levantamento da região, provavelmente para a construção da Base de Natal (Parnamirim Field). "O fato do marco estar num ponto dominante pode ter servido para este tipo de levantamento com base no movimento dos astros", explicou.
Outra possibilidade ventilada pelos pesquisadores é que o marco tenha servido de alicerce para a utilização de um heliógrafo, equipamento militar que pertenceria ao Exército Brasileiro, de uso manual, para fins de orientação e comunicação. "Esse marco também poderia ter servido de base para esse aparelho, que teria a função de enviar sinais com a luz do sol por código morse", disse Rostand.
http://tribunadonorte.com.br/news.php?not_id=247944
UC:APA
Related Protected Areas:
- UC Bonfim/Guaraíra
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.