G1 - http://g1.globo.com/ - 06/04/2015
Bombeiros combatem as chamas desde 14h desta segunda-feira (6).
Fogo já consumiu cerca de 20 hectares da APA do Pau Brasil, segundo Inea.
Um incêndio consome a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau Brasil em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, desde o início da tarde desta segunda-feira (6). O local de muita vegetação fica paralelo à Estrada do Guriri, em uma área residencial e próxima à uma escola municipal do bairro, que precisou ser evacuada por volta das 15h. Cerca de 20 hectares já foram consumidos pelo fogo até o fim da tarde, segundo o Inea.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o batalhão foi acionado às 13h45min e desde então 11 militares estão empenhados no combate às chamas. Ainda segundo os bombeiros, até o momento não há vítimas ou imóveis atingidos. Guarda-parques do Parque Estadual da Costa do Sol, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também auxiliam no combate.
Cerca de 160 alunos da Escola Municipal Professor Oswaldo Santa Rosa precisaram sair da unidade de ensino por segurança, mas as aulas devem voltar normalmente pela manhã, segundo a Secretaria de Educação.
Parte da vegetação do condomínio Dunas do Peró também foi consumida pelo fogo, de acordo com o Inea. A vegetação do local é de restinga em uma área de dunas.
O Corpo de Bombeiros ainda não tem informações sobre a possível procedência do incêndio nem uma precisão sobre o fim do combate ao fogo.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas ao Linha Verde através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local). O anonimato é garantido.
http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2015/04/fogo-atinge-area-de-reserva-em-cabo-frio-e-escola-precisa-ser-evacuada.html
Florestas:Queimadas
Related Protected Areas:
- UC Pau Brasil (APA)
- UC Costa do Sol
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.