Grupo é detido após capturar onça parda com armadilha em Rio Claro

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/10/2016
Quatro homens foram detidos na Floresta Edmundo Navarro de Andrade.
PM também encontrou com os suspeitos um filhote morto de javaporco.


Quatro homens foram detidos em Rio Claro (SP) em uma operação conjunta da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental nesta quarta-feira (19). Os suspeitos estavam Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA), onde praticavam caça ilegal. Os policiais encontraram com o grupo uma onça parda, com vida, que ainda estava presa a uma armadilha.

O animal foi resgatado pela ONG Mata Ciliar para ser avaliado, tratado e, posteriormente, solto em área protegida. Segundo a Polícia Ambiental, os caçadores também estavam com um filhote de javaporco, que foi encontrado já sem vida, e duas armadilhas.

A polícia informou que a segurança do parque desconfiou que os homens estivessem armados e acionou a PM. O grupo foi abordado pelos policiais, que não encontraram armas.

De acordo com a polícia, apenas um dos homens assumiu que estava no local para caçar. Os quatro foram detidos e levados para a delegacia de Santa Gertrudes, onde prestam depoimento nesta tarde.

Crime ambiental
A caça em Unidades de Conservação é crime ambiental previsto por Lei. Segundo o artigo 29, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória pode gerar detenção de seis meses a um ano, além do pagamento de multa.

A Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade foi criada em 1909 e possui 2.230 hectares. Está localizada no limite leste da zona urbana de Rio Claro e cumpre importante papel no clima local da cidade. É conhecida como o "berço do eucalipto" e conta com a maior variedade de espécies de eucalipto, tendo cerca de 32 variedades de sete países diferentes do mundo.



http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2016/10/grupo-e-preso-apos-capturar-onca-parda-com-armadilha-em-rio-claro.html
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Edmundo Navarro de Andrade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.