Indígenas denunciam queimada ilegal em TI Sawre Muybu no Pará

Agência Amazônia - https://aamazonia.com.br - 21/10/2023
21 de outubro de 2023

14:10

Daleth Oliveira - Da Agência Cenarium Amazônia
BELÉM (PA) - Indígenas da etnia Munduruku, da região do Médio Tapajós, no Pará, denunciam queimada ilegal na Terra Indígena Sawré Muybu. A denúncia foi protocolada no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Itaituba na manhã desta sexta-feira, 20, pela presidente da Associação Indígena Pariri, Alessandra Korap.

De acordo com a liderança indígena, o território está pegando fogo há pelo menos quatro dias e até agora nada foi feito para conter as chamas. A área está sobreposta à unidade de conservação federal Floresta Nacional Itaituba II.

"Em todo canto está havendo crime ambiental para aumentar pasto, colocar soja e a gente não está aguentando mais. E mesmo com tudo isso, os órgãos não estão fazendo o seu trabalho de fiscalizar e punir as pessoas que cometem esses crimes. E o povo Munduruku pede urgentemente que façam algo!", diz Korap em frente à sede do ICMBio

Fumaça
Alessandra Korap afirma que a fumaça ainda não chegou às aldeias Daje Kapap e Sawre Bimuybu, que ficam nas proximidades da área atingida pelo fogo. Ela teme que, caso o incêndio não seja controlado logo, as comunidades sejam afetadas.

"Se não apagar o fogo nos próximos dias, a fumaça vai chegar nas nossas aldeias. Essa é nossa preocupação. E por isso, estamos torcendo para chover. Se não chover, do jeito que está, o fogo vai se espalhar ainda mais", alerta Korap.
A reportagem da AGÊNCIA CENARIUM AMAZÔNIA solicitou esclarecimentos ao ICMBio e até a publicação desta reportagem, não teve retorno.

TI Sawré Muybu
A Terra Indígena Sawré Muybu, de ocupação tradicional do povo Munduruku, tem 178 mil hectares e ainda em fase de identificação e delimitação pela Fundação Nacional do Indígena (Funai). Território está localizado nos municípios de Itaituba e Trairão, na região do Médio Tapajós, no Pará.

Queimadas
O Boletim de Monitoramento de Queimadas 2023, publicado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), aponta que no dia 18, levantamento mais recente, o Pará tinha 273 focos de incêndio. Dentre eles, mais da metade eram em florestas.

Dados mostram que 167 eventos de queimadas foram em floresta e 106, registrados sobre áreas com características de pastagem e perímetro urbano.
https://aamazonia.com.br/indigenas-denunciam-queimada-ilegal-em-ti-sawre-muybu-no-para/
PIB:Tapajós/Madeira

Related Protected Areas:

  • UC Itaituba II
  • TI Sawré Muybu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.