O Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, lançou o portal www.gestaoparticipativa.org.br durante o encerramento do 3o Seminário Sul-Brasileiro de Conselhos de Gestores de Unidades de Conservação, realizado de 29 de junho a 1o de julho, em Curitiba. O lançamento contou com a parceria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). No mesmo evento ocorreu o encerramento do Curso de Capacitação de Gestão Participativa de Unidades de Conservação (UCs), promovido em três etapas desde 2007, que contou com a participação de técnicos da Sema.
Segundo Maria Helena Bassan Benedetti, agente florestal da Agência Regional do Defap/Sema de Passo Fundo e gestora do Parque Estadual de Rondinha, que participou do seminário com outros técnicos ambientais da Sema, o portal será um instrumento para a troca de informações entre os agentes de todas as unidades de conservação.
No Brasil, as áreas protegidas, conhecidas como Unidades de Conservação (UCs), têm o desafio de proteger a biodiversidade, possibilitar pesquisas e educar a sociedade para o valor da natureza. \"Há um longo caminho para sensibilizar os cidadãos sobre o valor desses ecossistemas, mas a possibilidade de troca estabelecida pelo portal é um importante passo no fortalecimento das UCs\", declara a coordenadora do projeto do portal, Fabiana Prado.
Por meio da divisão em territórios com paisagens e conflitos semelhantes, o portal abre espaço para gestores e parceiros trabalharem de forma integrada. No Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina, por exemplo, as UCs como a Floresta Nacional de Chapecó, o Parque Estadual do Turvo ou os Parques Nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra abrigam os últimos trechos de Mata Atlântica Semi-Decidual do Estado, com conflitos variados que ameaçam a distribuição espaçada desses remanescentes no território.
O novo ambiente virtual reúne os resultados das capacitações em gestão participativa em 44 Unidades de Conservação no Sul do país e de Mato Grosso do Sul, nas quais o Instituto Mater Natura capacitou 177 pessoas de 67 instituições. Esse público continua trocando experiências no site, além de ter acesso ao banco de dados com documentos sobre cada uma das áreas naturais e links de outros projetos de capacitação em UCs nas regiões Nordeste e Sudeste. Outros gestores, educadores e parceiros interessados também passam a enriquecer essa grande rede, podendo, inclusive, se unir para novas capacitações e projetos de campo. O objetivo maior é qualificar a gestão participativa das UCs e, consequentemente, seu trabalho de conservação dos recursos naturais.
UC:Geral
Related Protected Areas:
- UC Serra Geral (PARNA)
- UC Aparados da Serra
- UC Chapecó
- UC Turvo
- UC Papagaio Charão
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.