Alemanha apoia projeto em comunidades quilombolas

Representações da República Federal da Alemanha no Brasil - https://brasil.diplo.de/br-pt/noticias/ - 18/11/2022
Alemanha apoia projeto em comunidades quilombolas
Feira de Troca de Sementes e Mudas Tradicionais

18.11.2022 - Artigo

A iniciativa "Aquilombar os manejos: práticas insurgentes e diálogo por direitos", desenvolvida em parceria com o Instituto Socioambiental, está auxiliando as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, em São Paulo.

A Embaixada da Alemanha está apoiando mais um projeto social no Brasil. A iniciativa "Aquilombar os manejos: práticas insurgentes e diálogo por direitos", desenvolvida em parceria com o Instituto Socioambiental, está auxiliando as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, em São Paulo.

O apoio financeiro da Alemanha foi utilizado para realizar reuniões, workshops e assessorias jurídicas e técnicas visando fortalecer a participação política e efetivar a consulta previa das comunidades quilombolas - por exemplo no contexto da concessão prevista para atividades turísticas do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) à iniciativa privada. Também deve ajudar a garantir os direitos relacionados às práticas tradicionais de manejo da paisagem nos territórios, como as roças tradicionais e atividades de coleta de produtos florestais.

Reconhecido há quatro anos como patrimônio cultural imaterial brasileiro, o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola do Vale do Ribeira reúne conhecimentos agrícolas, sociais e culturais das comunidades locais.

O projeto em parceria com a Embaixada será concluído até o final do ano.

https://brasil.diplo.de/br-pt/noticias/-/2564406
Quilombo

Related Protected Areas:

  • UC Turístico do Alto Ribeira - PETAR
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.