A Resex do Rio Xingu promoveu expedição com a finalidade de definir seu Conselho Deliberativo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 01/07/2009
A Reserva Extrativista (Resex) do Rio Xingu, em Altamira/PA, promove uma expedição com a finalidade de definir o conselho deliberativo da unidade. A unidade de conservação, que se situa no Mosaico da Terra do Meio, promoveu ainda oficina de sensibilização e conscientização com os moradores da reserva.

A oficina foi divida em quatro reuniões com as comunidades. Metodologias participativas, como o diagrama de Veinn (que é uma metodologia de identificação das instituições que tem mais proximidades com a Resex), foram aplicadas visando a escolha de conselheiros e instituições que irão fazer parte do conselho. Na oficina foi explicado o que é uma Resex, unidade de conservação conselho deliberativo, também importância e função de cada um.

"Vamos buscar políticas públicas para a região, acordos de pesca, projetos de alternativas de produção como exemplo: castanha borracha (seringa) entre outros produtos", afirma o chefe da Resex do Xingu Lino Fernando Santos de Viveiros. As reuniões foram coordenadas pela chefia da Resex e por um integrante do IPAM e da ONG WWF.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.