Adolescentes do Pró Jovem têm dia de campo no Parque Estadual do Cantão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 22/05/2014
O Parque Estadual do Cantão, gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, é uma das Unidades de Conservação de proteção Integral do Estado que devido a sua riqueza biológica tornou-se um dos principais atrativos ecológicos da região. Motivados por suas belezas naturais, um grupo de adolescentes do Projovem de Caseara visitaram a unidade na tarde desta quinta-feira, 22.

O grupo estava sob os cuidados da coordenadora Gerusa Farias Mesquita Ferreira e foi conduzido pela guarda Parque Maria de Jesus, que explicou sobre os trabalhos e algumas peculiaridades da Unidade, e ainda os acompanhou em dois passeios de trilhas no interior do parque.

Dentre as peculiaridades que chamou a atenção da jovem Rafaela Silva de Souza, 17, foi o fato de a unidade está inserida em um ecótono entre o Cerrado e Floresta Amazônica, além de conter elementos representativos do Pantanal. Rafaela também aproveitou a oportunidade para lamentar o fato do incêndio criminoso que destruiu as estruturas do píer na unidade.

Para a coordenadora Gerusa, a visitação é uma forma de envolver os jovens com as ações do PEC e juntos serem multiplicadores ambientais, principalmente quando se trata de queimadas, uma das preocupações da unidade.

Passeios

Além da estrutura física, a unidade possui também trilhas ecológicas, sendo que os passeios podem ser feito de forma combinada, em parte a pé e em parte de canoa. Uma das vantagens desses passeios é a observação dos animais como ariranhas, jacarés, macacos e aves diversas.

A visitação ao parque acontece rotineiramente para aproximar a UC da sociedade, porém vale ressaltar que a mesma deve ser previamente agendada no parque, por meio do telefone (63) 3379-1438 ou na Coordenadoria de Proteção da Biodiversidade (63) 3218-2660.

O PROJOVEM

O ProJovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM, e trata-se de um serviço sócio-educativo de proteção social básica ofertado aos jovens pelos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS e entidades conveniadas da rede sócio-assistencial.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/5/22/adolescentes-do-pro-jovem-tem-dia-de-campo-no-parque-estadual-do-cantao/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.