Comissão discute projeto sobre estrada no Parque Nacional do Iguaçu

Agência Câmara - http://www2.camara.gov.br - 18/10/2011
A comissão especial criada para analisar o Projeto de Lei 7123/10, do deputado Assis do Couto (PT-PR), realiza hoje audiência pública para discutir a proposta com os seguintes convidados:
- o pesquisador e biólogo Afranio José Soares Soriano;
- o chefe da Estação Ecológica do Taim (RS), Henrique Horn Ilha;
- o diretor do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Luiz Pegoraro;
- o chefe do Parque Nacional da Serra da Bocaina (localizado na divisa do Rio de Janeiro com São Paulo), Francisco Livino.

Conforme o projeto, a estrada será implantada no leito histórico do Caminho do Colono, situado entre o km zero e o 17,5 da PR-495, antiga BR-163. Esse trecho está fechado por decisão judicial desde 2003.

A polêmica em torno da estrada é antiga. De acordo com informações do governo do Paraná, o caminho existe desde 1924. O trecho liga os municípios de Serranópolis e Capanema. Sem a estrada, os moradores dessas localidades teriam de percorrer um caminho de 200 quilômetros para ir de uma cidade a outra, contornando o parque.

Ambientalistas, no entanto, alegam que o caminho divide o parque e impede a livre circulação dos animais de um lado para o outro. Este fator, segundo argumentam, poderia levar à extinção de certas espécies que necessitam de área ampla para sobreviver.

A reunião será realizada às 14h30, no Plenário 7.

Íntegra da proposta:

PL-7123/2010 [http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=473116]





http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/MEIO-AMBIENTE/203953-COMISSAO-DISCUTE-PROJETO-SOBRE-ESTRADA-NO-PARQUE-NACIONAL-DO-IGUACU.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Iguaçu
  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.