Fiscais de Anavilhanas apreendem 1,5 toneladas de pirarucu

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/04/2015
Agentes de fiscalização do Parque Nacional de Anavilhanas (AM), Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreenderam 1,5 toneladas de mantas frescas de pirarucu (Arapaima gigas), 200 kg de pescado contendo piracatinga (Calophysus macropterus) e 7 exemplares de quelônios (6 Podocnemis unifilis e 1 Podocnemis sextuberculata).

Tais apreensões são fruto da Operação Patrulha Naval Rio Negro 2015, realizada pelo ICMBio em conjunto com Marinha do Brasil e Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (BPAmb-PM/AM), no período de 2 a 15 de abril.

A bordo do Navio de Patrulha Fluvial Amapá, a equipe percorreu o Rio Negro, de Manaus a Barcelos, passando por áreas dos municípios de Manaus, Iranduba, Novo Airão, Moura e Barcelos. Durante todo o período da operação, foram abordadas 71 embarcações, 41 inspecionadas, 8 notificadas, 4 apreendidas e 3 presas.

Foi a segunda participação de agentes de fiscalização do ICMBio em ações conjuntas com a Marinha no ano. Entre 2 e 7 de março de 2015, dois agentes do Parque Nacional de Anavilhanas participaram da Operação Amazônia Azul, em conjunto com BPAmb-PM/AM e Polícia Civil, a bordo do mesmo navio.

Operações conjuntas entre Marinha, ICMBio e Polícias representam uma importante estratégia de união de esforços de combate aos ilícitos ambientais. A simples presença dos Navios-Patrulha nos rios por si só já coíbe tais ilícitos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6774-fiscais-de-anavilhanas-apreendem-1-5-toneladas-de-mantas-frescas-de-pirarucu.html
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.