Gandarela monta brigada anti-incêndio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/07/2017
Recém-criado, parque na região metropolitana de Belo Horizonte (MG) já conta com conselho gestor e nova sede



O Parque Nacional da Serra do Gandarela, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Minas, acaba de montar sua brigada anti-incêndio. De agora até novembro, período mais seco do ano, quando a vegetação fica mais vulnerável, a brigada é responsável pelas ações de prevenção e combate ao fogo na unidade.

O curso de formação teve a participação de 17 alunos. Ao final, foram escolhidos um chefe de esquadrão e cinco brigadistas. Eles atuarão como a primeira força a ser mobilizada em casos de emergência. Se for necessário, a chefia do parque solicitará apoio de brigadistas de outras unidades da região e do Corpo de Bombeiros.

"A brigada de incêndios é essencial na preservação de várias espécies de flora e fauna ameaçadas", diz o analista ambiental Julio Cesar Antunes Botelho, que integra a gestão do parque e chefiou a unidade até maio deste ano. Com 31 mil hectares, o Gandarela abrange os municípios de Nova Lima, Raposos, Caeté, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, Itabirito e Rio Acima. Protege formações de canga do Quadrilátero Ferrífero de Minas.

No final de junho, o Parque Nacional da Serra do Gandarela deu posse aos membros do conselho consultivo em reunião realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara. A mobilização para a formação do conselho começou em setembro de 2016, com o apoio da Coordenação Regional 11 do ICMBio, e foi, desde o início, considerada uma ação prioritária da gestão da unidade.

Antes, o parque já havia firmado termo de parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Acima, que cedeu salas, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para abrigar a administração provisória da unidade de conservação.

Com nova sede e a chegada do novo chefe, Tarcisio Tadeu, o parque avança na gestão. "Estamos otimistas com esse momento pelo qual a gestão do parque está passando. A mudança de sede, a formação da brigada e a criação do conselho são peças fundamentais para nos estruturarmos. Esperamos que o parque vire referência em termos de unidade de conservação inserida em região metropolitana, quanto à promoção da conservação, do turismo e na gestão de conflitos socioambientais", destacou Tadeu.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9046-gandarela-monta-brigada-anti-incendio
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Gandarela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.