Investigação de incêndios florestais é tema de curso na Serra do Cipó

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/11/2014
O Parque Nacional da Serra do Cipó (MG) realizou no mês de novembro o Curso de Investigação de Incêndios Florestais. A ideia foi melhorar a qualificação das medidas de prevenção às situações que podem provocar incêndios e instruir processos decorrentes de possíveis infrações ambientais.

No mês de outubro, a Unidade de Conservação (UC) foi atingida por um incêndio, possivelmente criminoso, e ficou 18 dias fechado. As chamas consumiram 15 mil hectares do Parque e 20% de sua vegetação. O fogo atingiu também a Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira, que fica no entorno da Serra do Cipó;

Foram capacitados durante o curso 30 servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de instituições parceiras na investigação de causas e origens de incêndios florestais. Fizeram parte da programação aulas teóricas e práticas sobre os efeitos da queima em materiais combustíveis e não combustíveis.

"O conteúdo ministrado, somado ao conhecimento já adquirido pelos participantes sobre o comportamento do fogo, possibilitou compreender a dinâmica desenvolvida pelos incêndios florestais e, assim, identificar suas origens", afirmou João Paulo Morita, coordenador técnico do curso e analista ambiental da Coordenação de Emergências Ambientais (Coem/Diman/ICMBio).

Para deixar a capacitação mais didática, a pedido dos instrutores do curso, os participantes contaram todos os dias com aulas práticas de campo, facilitadas com a investigação do incêndio real ocorrido entre os dias 11 e 20 de outubro na Unidade de Conservação.

Participaram do evento servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Goiás, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e da Polícia Civil de Minas Gerais. Esta capacitação já estava prevista no Plano Anual de Capacitação 2014 e contou com a parceria do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5166-investigacao-de-incendios-florestais-e-tema-de-curso-na-serra-do-cipo.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.