MG - Comunicado: Parque Nacional da Serra do Gandarela ameaçado

defender - http://www.defender.org.br - 25/11/2012
Comunicamos que a Vale S.A. pediu Licença de Operação de Pesquisa Mineral (LOP) para fazer 227 praças de sondagem geotécnica e 26,20 quilômetros de acessos complementares para seu empreendimento na Serra do Gandarela, incluindo as barragens de rejeito na bacia do Ribeirão da Prata (águas Classe 1).

Denunciamos como muito grave esta tentativa da Vale S.A. de iniciar o projeto Mina Apolo na Serra do Gandarela, à revelia do processo de criação do Parque Nacional e da relevância ambiental para Belo Horizonte e sua região metropolitana, especialmente no que se refere à produção de água e biodiversidade.

Mais grave ainda é que parte das sondagens (e seus inúmeros impactos) estão dentro dos limites propostos para o Parque Nacional da Serra do Gandarela.

Leia a versão completa deste comunicado e entenda melhor esta denúncia:http://aguasdogandarela.org/page/comunicado-19nov12?xgs=1&xg_source=msg_share_page



http://www.defender.org.br/mg-comunicado-parque-nacional-da-serra-do-gandarela-ameacado/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Gandarela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.