MPF/TO promove debate sobre território quilombola no Jalapão

MPF/TO - http://noticias.pgr.mpf.gov.br - 20/05/2010
Será realizada amanhã, 21 de maio, uma reunião no auditório da Associação de Artesãos e Extrativistas do Povoado de Mumbuca, no município de Mateiros, para debater e buscar regulamentar a sobreposição de áreas dos territórios quilombolas e unidades de conservação na região do Jalapão. O encontro foi agendado em março deste ano, durante o mais recente encontro do Fórum Permanente da Questão Quilombola no Estado do Tocantins.

A reunião promovida pelo Ministério Público Federal no Tocantins também dará continuidade aos trabalhos iniciados numa articulação entre órgãos públicos e sociedade civil, que tem entre suas prioridades garantir a implementação de políticas públicas às comunidades quilombolas que ainda não têm a titulação de seus territórios. Ao mesmo tempo, busca o embasamento científico para elaboração de laudos que permitam esta titulação.

São esperados representantes de outras comunidades quilombolas da região, além de instituições que tenham relação com a questão quilombola no Tocantins. O diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Cultural Palmares, Mauricio Jorge Souza, também participará da reunião.

Instituições convidadas:
Prefeitura de Mateiros
Incra - Coordenadoria Geral de Regularização de Territórios Quilombolas
Universidade Federal do Tocantins
Secretaria Especial de Políticas para Comunidades Tradicionais
Naturatins - Parque Estadual do Jalapão
Ministério Público do Estado do Tocantins
Instituto de Terras do Tocantins
Fundação Cultural Palmares
Ruraltins
Consea
Ministério do Meio Ambiente - Comissão Nacional de Comunidades Tradicionais
Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça


http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/dest_inf_dir/mpf-to-promove-debate-sobre-territorio-quilombola-no-jalapao
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.