Naturatins utilizará novo sistema para avaliar os resultados das unidades de conservação

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 18/09/2015
O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) realizou a capacitação sobre aplicação do Sistema de Avaliação da Efetividade de Gestão (SAMGe) e a Metodologia para Avaliação Rápida e Priorização de Manejo de Unidades de Conservação (RAPPAM). O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que administra as unidades de conservação do estado do Tocantins, participou da capacitação que ocorreu nesta semana, em Brasília-DF.

A partir da implementação dos dois sistemas aplicados nas unidades de conservação será possível analisar os resultados fundamentais para o desenvolvimento das futuras ações. As ferramentas (SANGe e RAPPAM) serão aplicadas no próximo mês no Parque Estadual do Cantão, e a Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins avaliará a viabilidade de aplicar estas ferramentas nas demais UCs estaduais de Proteção Integral

Pelo Naturatins, o gestor público, Gino Machado de Oliveira, que representa o órgão na função ponto focal do Tocantins no Arpa, participou da capacitação e será o responsável para auxiliar a aplicação das ferramentas nas unidades de conservação. Outras duas técnicas do Naturatins também foram capacitadas, a arquiteta da Assessoria Técnica e de Planejamento, Nilza Verônica, e a inspetora Ercília Sena, da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/9/18/naturatins-utilizara-novo-sistema-para-avaliar-os-resultados-das-unidades-de-conservacao/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.