Nova espécie de samambaia é descoberta em Parque Nacional

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 20/06/2014
Uma nova espécie da planta samambaia foi descoberta na parte alta do Parque Nacional da Serra da Bocaina, município de São José do Barreiro, divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. A novidade foi publicada em um artigo da revista Systematic Botany, assinado por Claudine Mynssen, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e Lana Sylvestre, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A espécie recebeu o nome científico de Diplazium brachycarpum. A planta tem folhas grandes, que ultrapassam dois metros de comprimento, e pode ser vista em locais com grande circulação de turistas, como às margens da "trilha do ouro" ou "caminho de mambucaba", ambos dentro da Unidade de Conservação (UC).

Além da Bocaina, a nova samambaia também foi encontrada nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina em florestas úmidas de montanha, mas fora das áreas protegidas. De acordo com Mara Pais, chefe do Parque Nacional, por conta disso a espécie pode desaparecer nessas áreas devido aos desmatamentos e queimadas. "Daí a decisão de classificá-la como vulnerável em termos de conservação. Isso aumenta a importância do Parque Nacional Serra da Bocaina em relação à proteção da espécie", disse.

Potencial para novas espécies de plantas

Um estudo realizado pela equipe do Parque detectou o potencial que a UC tem para descobrir novas espécies de plantas. Essa afirmação é baseada em uma pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), divulgada no III Seminário de Pesquisa do ICMBio, em 2011. A realização de coletas botânicas melhor distribuídas no interior da UC deverá aumentar o número de espécies conhecidas para a região.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4872-nova-especie-de-samambaia-e-descoberta-em-parque-nacional.html?highlight=WyJub3ZhIl0=
Biodiversidade:Flora

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.