Parceria entre Naturatins e Adapec resulta em treinamento em GPS para servidores

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 23/06/2016
Com objetivo de capacitar servidores do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) na utilização do GPS - sistema de posicionamento global ocorreu nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, no Centro de Capacitação e Educação Ambiental (CCEA), de Mateiros, um treinamento para 12 servidores do PEJ. Foram beneficiados inspetores, guardas-parque, agente de Manejo Integrado do Fogo (MIF), assistente administrativo e brigadistas. A demanda surgiu da necessidade da equipe do Parque em executar com precisão atividades em campo como a localização e deslocamento.

Conforme a supervisora do PEJ, Aline Vilarinho Aires, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) visa à capacitação do maior número de servidores e foi com esta proposta que a gestão do PEJ verificou que o uso da tecnologia será primordial em inúmeras atividades do Parque. "O uso do GPS irá nos auxiliar no mapeamento das veredas onde há incidência de capim dourado, que é um trabalho imprescindível para a realização do monitoramento e fiscalização", destacou.

Outro exemplo evidenciado pela gestora está relacionado à elaboração de croquis e mapas de trajetos ou localização de atrativos turísticos do PEJ e seu entorno. Ela também relata que a ferramenta será fundamental na implementação do MIF. "Em tempos de estiagem será imprescindível à utilização do GPS na elaboração de mapas, seja de combustível, de cicatriz de queima, entre outros, para que possamos fazer planejamentos e avaliações do manejo do fogo".

A capacitação resultou da parceria entre o Naturatins e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio do inspetor Agropecuário e gerente do escritório da Agência em Mateiros, Cleovan Barbosa Pinto.

Com o treinamento os servidores capacitados irão repassar aos demais servidores da Unidade de Conservação as instruções recebidas durante o curso. Já que a falta de capacitação limita a realização eficaz das atividades dentro da Unidade. É nesse sentido que o PEJ busca parcerias para qualificar os servidores.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/6/23/parceria-entre-naturatins-e-adapec-resulta-em-treinamento-em-gps-para-servidores/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.