Parque da Serra dos Órgãos reforça preservação ambiental

Ministério do Turismo - http://www.turismo.gov.br - 28/07/2015
Laboratório móvel vai monitorar poluentes e parâmetros meteorológicos da unidade de conservação. Proteção do meio ambiente é uma das premissas do desenvolvimento sustentável no turismo


Um dos principais destinos de ecoturismo e de prática de esportes de montanha do país, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, passou a contar, neste mês de julho, com uma nova ferramenta de preservação ambiental: uma estação móvel de qualidade do ar. O laboratório deve permanecer na unidade de conservação por um ano e vai monitorar poluentes e parâmetros meteorológicos, como temperatura, umidade e pluviosidade.

A instalação atende a uma reivindicação de pesquisadores e dos conselhos do Parque e do Mosaico da Mata Atlântica Central. O objetivo é monitorar a qualidade do ar antes do início da operação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) - uma refinaria de petróleo localizada no município de Itaboraí (RJ), que deve funcionar a partir de 2016 - e assegurar que a operação deste complexo não prejudicará o meio ambiente na região.

A iniciativa leva em conta o fato de que o parque abriga mais de 2,8 mil espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas.

O Parque tem também a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros em todos os níveis de dificuldade: desde uma suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas. Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

Os dados gerados pela estação móvel serão compartilhados com o grupo de trabalho sobre poluição atmosférica, composto por pesquisadores e gestores do Parque Nacional e de outras unidades de conservação. Eles também serão usados para gerar um índice diário de qualidade do ar.

Turismo nos parques - Com o objetivo de impulsionar o turismo no entorno de Parques Nacionais, o Ministério do Turismo, em parceria com órgãos estaduais e municipais, deve iniciar nos próximos meses as aulas das novas turmas do Pronatec Turismo em 81 cidades localizadas no entorno dos parques.

Para o ministro, Henrique Alves, esta é uma ação estratégica que leva em conta o potencial de crescimento do número de visitantes nas unidades de conservação. Apenas no ano passado, 6,6 milhões de turistas visitaram os Parques Nacionais brasileiros. Ao todo, o Pronatec Turismo contempla 214 cidades.



http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/5309-parque-da-serra-dos-%C3%B3rg%C3%A3os-refor%C3%A7a-preserva%C3%A7%C3%A3o-ambiental.html
Poluição:Ar

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.