Parque Estadual do Jalapão celebra Semana da Água com ações

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 28/03/2016
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mateiros, por meio das secretarias de Educação, de Meio Ambiente, Turismo e Saneamento, promoveu, no último dia 22, atividades voltadas para a educação ambiental aos alunos das unidades escolares rurais, das comunidades Fazenda Nova e Mumbuca do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), em comemoração ao Dia Mundial da Água. Entre as ações organizadas pela equipe técnica local do PEJ houve palestra e apresentação teatral sobre os temas da preservação dos recursos hídricos e cuidados com a saúde.

A inspetora de Recursos Naturais do Naturatins, Lahuana Aguiar de Souza, apresentou o tema 'Importância da água e preservação dos rios e córregos da região' e falou da eficiência desse tipo de atividade. "O diálogo é uma importante ferramenta de interação e sensibilização, que aproxima e integra a comunidade às atividades ambientais do Parque e assuntos relacionados ao nosso ecossistema", explicou a inspetora.

Para o diretor da Escola Estadual Silvério Matos da comunidade Mumbuca, José do Patrocínio, as atividades preparadas para os alunos trouxe um importante aprendizado. "Esse tipo de evento na escola é muito enriquecedor por mostrar, de forma lúdica e diferenciada, os assuntos relacionados ao meio ambiente, já que o parque com sua fauna e flora fazem parte da realidade de nossas crianças", comentou o diretor.


Programação

Além da interação dos alunos do 1o ao 9o ano com a temática de cuidar, preservar e dividir a água com atividades lúdicas recreativas. A programação contou ainda com teatro de fantoches, que levou informações sobre os cuidados com a higiene pessoal e a prevenção contra as verminoses. As atividades propostas contaram com a colaboração da agente de Manejo Integrado do Fogo (MIF), Aislane Lisboa Marques e as voluntárias do PEJ, Hellen Flavia Teixeira e Thaylla Saraiva Miranda.


Dia Mundial da Água

Em 1993, o dia 22 de março passou a ser a data das comemorações do Dia Mundial da Água, criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, através da resolução A/RES/47/193.


http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/3/28/parque-estadual-do-jalapao-celebra-semana-da-agua-com-acoes-/
Recursos Hídricos:Conservação

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.