Parque Nacional do Itatiaia comemora 77 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 16/06/2014
O primeiro Parque Nacional do Brasil, o Itatiaia (RJ), comemorou neste sábado (14) seus 77 anos de criação. Para celebrar a data, houve confraternização e uma programação que misturou história, ciência e cultura. Cerca de 120 pessoas, entre parceiros, voluntários, representantes de outras unidades do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), servidores e ex-servidores do Parque participaram da solenidade.

A abertura do evento foi marcada pelo hasteamento da bandeira e execução do hino nacional. O som ficou por conta da banda da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), que tocou duas músicas preparadas especialmente para a ocasião. Após o café da manhã, a Coordenação de Uso Público e Negócios do Parque prestou homenagem ao fotógrafo de natureza, Luiz Cláudio Marigo, falecido no início do mês.

A cerimônia foi prestigiada pelo presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, e pelo Coordenador Regional da CR8, Luiz Felipe de Luca. Os dois assinaram um acordo com FURNAS, subsidiária da Eletrobras que atua no segmento de geração e transmissão de energia em alta e extra-alta tensão, para redução dos impactos provocados pelas antenas de transmissão nos Parques Nacionais da Bocaina e do Itatiaia. O Ministério Público Federal, que conduziu o processo nos últimos quatro anos, foi representado pela Procuradora da República, Dra. Izabella Marinho Brant, e FURNAS pelo Diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Flávio Martins.

Na ocasião, também foi contada, com riqueza de detalhes, a história da criação do Parque Nacional e do montanhismo no Itatiaia. A narração ficou sob responsabilidade dos voluntários Sérgio Maia Vaz e Edson Ferreira Santiago. Por outro lado, a parte científica do evento coube ao analista ambiental Marcelo Motta, que apresentou os resultados preliminares do projeto de monitoramento de mamíferos da Unidade de Conservação (UC). Na sequencia, foi lançado um vídeo educativo, produzido pelo Parque em parceria com o Museu Nacional - UFRJ, e um novo folder para os visitantes, elaborado pela Coordenação de Gestão Socioambiental do parque e pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB).

Durante o almoço, preparado pela Chef Ritinha, os convidados curtiram canções de Chico Buarque interpretadas pelo músico e cinegrafista ambiental Luiz Duarte Rocha. O show foi um presente do artista e uma homenagem ao consagrado cantor e compositor, que comemora 70 anos em junho. O evento foi encerrado em clima de festa com o sorteio de livros, vídeos e postais.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4863-parque-nacional-do-itatiaia-comemora-77-anos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.