Porta fechada para trilhas e cachoeiras

O Globo, Rio, p. 20 - 19/10/2015
Porta fechada para trilhas e cachoeiras

Jaqueline Ribeiro

RIO - Mundialmente conhecido pela abundância e pela qualidade das águas cristalinas de dezenas de cachoeiras, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Teresópolis, na Região Serrana, amanheceu - pela primeira desde que foi criado, há 76 anos - com os portões fechados no sábado, por conta da estiagem. Sem chuvas significativas desde 13 de setembro, o abastecimento na unidade prejudicou a infraestrutura de funcionamento. No domingo, a sede de Teresópolis também não abriu para visitantes.
O problema aconteceu um ano após o parque sofrer a maior queimada de sua história. Em 2014, uma área de 1.500 hectares de mata, o que corresponde a 1.500 campos de futebol, foi destruída pelo fogo.
- A queimada do ano passado aconteceu do outro lado do parque, em Petrópolis. Acreditamos que a falta d'água hoje acontece por uma série de fatores, mas o principal é o longo período de estiagem que estamos tendo na região - explica o chefe do parque, Leandro Goulart.
Nas últimas semanas, a piscina natural, que tem capacidade para armazenar mil metros cúbicos de água e é um dos principais atrativos da unidade, operava abaixo da capacidade. A decisão de fechar os portões foi tomada pelo chefe do parque, quando a falta d'água começou a prejudicar o funcionamento do Centro de Visitantes.
- Vínhamos enfrentando dificuldades para a manutenção da piscina natural. Na última semana, começamos a ter problemas para encher as caixas d'água do Centro de Visitantes. Começamos ficar desabastecidos em algumas partes do dia. Quando o problema chegou às caixas que abastecem os banheiros do Centro, não tivemos outra opção. Precisamos fechar no fim de semana - conta Goulart.
As sedes de Petrópolis e Guapimirim continuaram funcionando normalmente. Mas, em Teresópolis, durante todo o sábado, recepcionistas que atuam no Centro de Visitação permaneceram no portão principal do lugar, informando aos visitantes os motivos do fechamento. O Parque Nacional é um dos principais atrativos turísticos da cidade. Com a escassez hídrica, somente o acesso à parte alta, para a travessia Teresópolis-Petrópolis e para a visitação a pontos como os Castelos do Açu e a Pedra do Sino, por exemplo, está permitido.
- Os acessos às trilhas e às cachoeiras na parte baixa precisaram ser fechados porque o movimento é grande e normalmente as pessoas precisam usar a infraestrutura do Centro de Visitantes - esclarece o coordenador de uso público do parque, Jorge Nascimento.
REABERTURA
No fim de semana anterior, no feriado do dia 12, a unidade do parque, em Teresópolis, recebeu 4.500 pessoas. No ano passado, foram 217 mil visitantes.
- Alguns bairros da cidade estão sofrendo com falta d'água. Com isso, nos dias de muito calor, as pessoas veem o parque como uma alternativa - comenta Nascimento.
Segundo o chefe do parque, a chuva da madrugada de domingo, porém, ajudou um pouco a encher os rios que abastecem as caixas da sede de Teresópolis e que, por conta disso, será possível reabrir a unidade nesta segunda, quando será realizada uma reunião para reavaliar a situação.
- Conseguimos restabelecer o abastecimento para o uso dos servidores que vivem no parque (são cerca de 15 casas) e para garantir o funcionamento dos banheiros. A chuva foi pouca, mas deu uma aliviada. Amanhã (hoje), a sede de Teresópolis abre normalmente, das 8h as 18h.

O Globo, 19/10/2015, Rio, p. 20

http://oglobo.globo.com/rio/falta-de-chuva-fecha-sede-do-parque-da-serra-dos-orgaos-17812905

UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra dos Órgãos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.