Projeto incentiva plantio de árvores nativas na Serra do Gandarela

EcoDebate - http://www.ecodebate.com.br/ - 29/04/2013
Consolidada no mercado dos grandes floristas mineiros, a Floricultura Ikebana Flores se encontra há mais de 25 anos na mesma região, Savassi, em Belo Horizonte. E, ultimamente está envolvida em questões ambientais envolvendo a devastação ambiental que a Serra do Gandarela está passando; por isso, está disseminando através das redes sociais a campanha "PLANTE UMA ÁRVORE" no Gandarela.

Há cerca de 40 km de Belo Horizonte e disposta em um panorama natural privilegiado, entre a Serra do Curral e a Serra do Caraça, com vegetação rupestre e cangas vinculadas a jazidas de ferro, e biomas de Mata Atlântica, a Serra do Gandalera tem uma ampla riqueza hídrica (Rio Piracicaba e Doce, Bacias do Rio das Velhas e São Francisco) aliada ao seu Quadrilátero Ferrífero que vem sendo assolada por atividades mineradas.

A campanha está em caráter experimental em relação ao plantio no Gandarela, e desde janeiro de 2013 realizou o plantio de aproximadamente 100 mudas na região. As próximas ações estão marcadas para outubro, pois os meses de tempo nublado são adequados para essa ação. "Plante uma Árvore" tem o anseio de suavizar as áreas mais assoladas do Gandarela por meio do plantio de mudas típicas da região: jacarandá, sucupira, ipê amarelo, ipê branco, tamarino, peroba, entre outras.

Alguns sites conhecidos em Minas Gerais (Cidade BH e Abraço Mundo) e a nível Brasil (Blog Fundação SOS Mata Atlântica *Guest Post) publicaram a campanha e logo contribuíram com o plantio. Todos os blogueiros ou sites que noticiarem a campanha terão uma muda plantada em seu nome na Serra do Gandarela. As atividades do plantio estão sendo publicadas no site da Ikebana Flores.

Para estimular o plantio, a Ikebana Flores está presenteando a todos que se interessarem com mudas do cerrado durante a campanha, basta comparecer de segunda a sexta-feira, no horário de 10h00 as 19h00 na Av. Getúlio Vargas, 1697 - Savassi. Belo Horizonte- MG. Telefone: (31) 3227-4802.

Participe! Gandarela precisa de você.



http://www.ecodebate.com.br/2013/04/29/projeto-incentiva-plantio-de-arvores-nativas-na-serra-do-gandarela/
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Gandarela
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.