Sábado é dia de festejar o Parque de Aparados da Serra

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 10/12/2012
O Parque Nacional de Aparados da Serra, localizado na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), completa 53 anos na segunda-feira (17), mas as festividades de comemoração da data serão dois dias antes, no sábado (15).

A programação preparada pela equipe da unidade de conservação (UC) prevê, entre outras coisas, inaguração de exposição permanente, passeios guiados e palestra sobre a história, desafios e importância da criação do parque. Haverá ainda outros eventos culturais e apresentações da comunidade local.

O Parque

Um imenso planalto que de repente despenca quase mil metros até a Serra do Mar. A parede vertical que forma esse imenso abismo é tão perfeita que parece ter sido aparada com uma faca. Daí a origem do nome do Parque Nacional Aparados da Serra. Seus cânions com mais de 700 metros de profundidade impressionam os visitantes e compõem uma paisagem deslumbrante - os dois principais são o Faxinalzinho e o Itaimbezinho.

O parque foi criado em 17 de dezembro de 1959 pelo Decreto no 47.446, com uma área de 13 mil hectares. Em 1972, outro decreto reduziu o tamanho para 10.250 hectares. A UC tem como objetivo básico a preservação dos ecossistemas da Mata Atlântica, das florestas de araucária e do pampa gaúcho. A sua beleza cênica, entretanto, é o ponto forte. Por isso, além de possibilitar pesquisas científicas e atividades de educação e interpretação ambiental, a unidade atrai milhares de adeptos do turismo ecológico.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3557-sabado-e-dia-de-festejar-o-parque-aparados-da-serra.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Aparados da Serra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.