São José do Barreiro, o destino certo para curtir o inverno

A Tribuna - http://www.atribuna.com.br - 03/07/2015
Na Serra, lugar tem história, esportes radicais e muita festa


Localizada na região do Vale Histórico Paulista, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, São José do Barreiro foi fundada em 1820 como arraial e em 1856 foi considerada vila. Rica em história, a cidade guarda relíquias do Ciclo do Café e é portal do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Aproveitar os dias mais frios do ano em São José do Barreiro, no Interior, é a escolha certa para quem busca o clima de montanha, aventura, história e muita cultura, sem ter que enfrentar os congestionamentos de destinos serranos famosos. Localizada no coração do Vale Histórico (SP), a pequena e bucólica cidade está encravada entre as Serras da Mantiqueira e Bocaina.

São José do Barreiro convida o turista à contemplação e uma de suas peculiaridades é o turismo de residência ou experiência. A maioria das fazendas é aberta para visitas guiadas e também para hospedagem.

O diferencial é levar o turista a se sentir nas antigas hospedarias. Os quartos das fazendas foram adaptados para receber os hóspedes e se transformaram em suítes, mas, em alguns não sendo possível, o banheiro é compartilhado, assim como a área social, onde acontecem encontros e saraus. E na enorme mesa de jantar da casa grande, os hóspedes conversam e se deliciam com a culinária local como uma grande família. Daí o nome turismo de experiência.

O clima de montanha aconchega quem visita a cidade e convida para uma conversa em volta da lareira ou fogueira.

Entrada para o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o parque oferece uma gama de atrativos entre trilhas e cachoeiras. As mais famosas são Santo Izidro, a Posses e dos Veados. Há também a Trilha do Ouro, com 73 quilômetros de extensão, chegando à praia de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ). Esta trilha tem duração de quatro dias e só pode ser feita com guias treinados a andar na floresta.

Com 104 mil hectares, o Parque Nacional é uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica e São José do Barreiro tem o privilégio de ser o portal do parque, que se estende até as cidades de Angra dos Reis e Paraty (RJ), Areias, Cunha e Ubatuba (SP).

É no Parque Nacional da Serra da Bocaina que está o maior pico do Estado de São Paulo, o Pico Tira Chapéu, localizado a 2.088 metros no morro Bela Vista e de onde é possível avistar as cidades do Vale do Paraíba, toda cordilheira da Serra da Mantiqueira e a baía de Paraty.

Já na Zona Rural as visitas às inúmeras fazendas históricas como as Fazenda da Barra, Fazenda São Benedicto, Fazenda São Francisco são imperdíveis, pois guardam relíquias dos tempos áureos do Ciclo do Café, produzem cachaça premiada em seus alambiques e deliciosos queijos.

Há ainda as pequenas pousadas, onde o sossego e a integração com a natureza é regra básica como a Pousada Lagoa da Saudade - Pouso Rural e na Pousada Dona Esmeralda, além de sua famosa festa julina, marcada para o período de 10 a 12 de julho. A companhia com os animais silvestres como os macaquinhos "saguis" é rotineiro.

Festa de Julho e Padroeiro

São José do Barreiro é conhecida em toda região por suas festividades de julho e atrai turistas de vários lugares. A festa começa na quinta-feira que antecede o terceiro final de semana do mês. Este ano as comemorações começaram dia 16 de julho.

A Praça da Matriz é enfeitada e as barracas com comidas doces típicos e artesanato atraem turistas. Neste período acontece também procissão com a imagem do padroeiro da cidade, que arrasta uma multidão pelas ruas do Centro Histórico. È uma das mais importantes e belas festas religiosas da cidade.

Informações Turísticas: http://www.saojosedobarreiro.sp.gov.br/hospedagem.php e http://www.saojosedobarreiro.sp.gov.br



http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/turismo/sao-jose-do-barreiro-o-destino-certo-para-curtir-o-inverno/?cHash=59a82cf27ca42912c8c42af76c67089f
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.